Bom…
Hoje dia 23/12/2012, como de costume estive na Feirinha de São Bernardo do Campo e mais uma vez surgiu um assunto polêmico já discutido inúmeras e cansativas vezes via rádio, mas poucas pessoas pesquisam para tirar as dúvidas e decidi postar em nosso blog.
“O canal 80 é 27.805MHz ou 27.855MHz?”
>>> Resposta: O canal 80 é a frequência 27,855MHZ e o canal 75 é 27.805MHz
( segundo a resolução ANATEL 444 de 28 de setembro de 2006. )
A discussão foi acirrada entre várias pessoas e não se chegou a um consenso, portanto, segue abaixo a tabela de canais e suas frequências autorizadas para para faixa do Cidadão 11 metros PX:
Veja no final desta página o link oficial da ANATEL referente a resolução 444 de 28/09/2012:
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Resolução nº 444, de 28 de setembro de 2006
Tabela 1
Freqüências nominais das portadoras dos canais para uso do Serviço Rádio do Cidadão
Notem a ordem (ou desordem) das frequências do canal 63 ao 66. *
Fonte ANATEL – http://legislacao.anatel.gov.br/resolucoes/21-2006/325-resolucao-444
Salles
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* Explicação sobre a “desordem” nas frequências:
Fonte: Antonio Méyer
“Os rádios de 60 canais fabricados no Brasil (ou para o Brasil), possuem os canais 23, 24 e 25 diferentes em frequências dos rádios de 40 canais Americanos. Isso acontece porque na época inicial da faixa, um rádio precisava para cada canal, 2 cristais sendo 1 para a transmissão e outro para a recepção com diferença de 455 khz entre eles, nesse caso um rádio de 23 canais, precisaria de 46 cristais elevando acima do aceitável os custos de fabricação desses aparelhos. Felizmente, em 1958 nos Estados Unidos, foi inventado um tipo de sintetizador que tornou possível obter 23 canais respeitando os 5 telecomandos com apenas 14 (ou 12) cristais diminuindo assim os custos dos equipamentos sem perder a qualidade. Só que esse tipo de sintetizador combinado com o cálculo de mais 5 canais de telecomandos, forçou um buraco de 2 canais entre o 22 e o 23 que ficaram vazios (sem nome) até que em 1975/6 surgiram o “flip-flop” (vários integrados numa placa separada protegida por uma caixa de metal que faziam um trabalho de laço fechado) e depois o PLL (um único integrado capaz de sintetizar frequências controlados por “bufers” ligados aos contatos de um seletor de canais). Eles possibilitaram aumentos de canais com custos bem menores e com mais precisão de frequências pois eram assessorados por até 3 cristais somente. Quando em 1976 a nova legislação da FCC Americana, aumentou de 23 para 40 canais, todos os novos modelos eram obrigados a sintetizar somente com “flip-flop ou PLL e os antigos rádios de 23 canais que eram controlados a cristais, tiveram seu uso proibido. Aqueles 2 canais vazios entre os canais 22 e 23, foram ocupados pelo número 24 e 25 sendo a ordem:
22 (27.225 MHZ)
24 (27.235 MHZ)
25 (27.245 MHZ)
23 (27.255 MHZ) e assim por diante.
O PLL reina até hoje marcando o fim dos aparelhos com grande quantidades de cristais osciladores.
No Brasil em 1979, o Departamento Nacional de Telecomunicações (DENTEL) aumentou de 23 para 60 canais e a arrumação das novas frequências respeitaram a sequência padrão dos antigos rádios 23 canais até o canal 22 mas ignorando a troca que os americanos fizeram nos canais 23, 24, 25 mantendo a separação de 10khz do canal 22 até o canal 60. Os padrões de frequências da nova portaria ficaram:
22 (27.225 MHZ)
23 (27.235 MHZ)
24 (27.245 MHZ)
25 (27.255 MHZ)
26 (27.265 MHZ) e assim por diante
Nesse caso os canais trocados ficaram:
RÁDIOS 40 CANAIS ** RÁDIOS 60 CANAIS(*) ** FREQUÊNCIA
23 = 25 = 27.235 mhz
24 = 23 = 27.245 mhz
25 = 24 = 27.255 mhz
(*) A CCE por ser uma empresa Brasileira, lançou no mercado entre seus modelos de 60 canais, alguns rádios de 40 canais com a mesma legislação dos rádios de 60 canais. Logicamente, esses rádios foram fabricados com os 3 canais trocados comparados com os rádios 40 canais Americanos.
Veja na tabela abaixo o método utilizado nos rádios de 23 canais para sintetizar com 14 cristais. São 6 cristais de 37 mhz com separação de 50 khz entre eles, seguidos de 4 cristais de 10 mhz separados por 10 khz entre eles na transmissão e 4 cristais de 10 mhz separados por 10 khz entre eles na recepção. A diferença de frequências entre os cristais de 10 khz da transmissão e recepção é de 445 khz que é a mesma frequência do canal de FI (frequência intermediária). Observe que para a constituição dos canais de telecomandos, foi necessário separar em 20 khz entre 2 cristais de 10 mhz.
Master | 10.635 mhz | 10.625 mhz | 10.615 mhz | PULAM | 10.595 mhz |
37.600 mhz | 1 | 2 | 3 | 3TC | 4 |
37.650 mhz | 5 | 6 | 7 | 7TC | 8 |
37.700 mhz | 9 | 10 | 11 | 11TC | 12 |
37.750 mhz | 13 | 14 | 15 | 15TC | 16 |
37.800 mhz | 17 | 18 | 19 | 19TC | 20 |
37.850 mhz | 21 | 22 | PA (24) | N/C (25) | 23 |
10.180 mhz | 10.170 mhz | 10.160 mhz | – | 10.140 mhz |
.
Este foi o mais comuns dos sintetizados usados em quase todos os antigos rádios de 23 canais. Também foram criados outros sintetizadores com apenas 12 cristais mas poucos foram usados porque eles surgiram pouco antes da invenção do PLL. O canal 24 fica na marca do PA (um corte nos contatos do seletor de canais marcado por um ponto entre os canais 22 e 23 impedindo o seu funcionamento) e o canal 25 simplesmente pula como se fosse o sexto canal de telecomando (só existem 5 canais de telecomandos nessa faixa).”
Abs a todos,
Salles
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