raios

Buenas!

Nos últimos dias, acompanhei com solidariedade a situação de muitos amigos que sofreram as consequências das chuvas torrenciais que assolaram a região, e que trouxeram prejuízos materiais em suas estações, decorrentes a incidência de raios na Região. Não somente nas estações locais, mas muitos usuários do sistema APRS passaram maus bocados com centelhas e fagulhas, danificando dispositivos sensíveis à eletro-estática, e deixando muitos usuários “cegos” com o sistema.

É fato que, muitos se precavem, desligando e desconectando todos os equipamentos ao prenúncio de uma tempestade, mas ainda assim, existem usuários que insistem em confiar nas instalações de suas estações e acreditam, que jamais sofrerão alguma avaria (quisera ter o mesmo senso de confiança cega…rsrs) em decorrência dos raios.

Sendo assim, segue abaixo um link interessante, para os precavidos – e aos incautos confiantes – do RINDAT – Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas, vinculado do IMPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Acesse o link ou clique na imagem abaixo para ver em tempo real

http://www.inpe.br/webelat/rindat/

RINDAT

A página informa em tempo real, os locais dentro do território nacional onde há no momento, maior incidência de tempestades elétricas, e o respectivo grau de intensidade do fenômeno. Vinculado ao Google Earth, proporciona a precisão dos locais pontuais, com o aumento do zoom, para análise pontual.

Vale ressaltar que as imagens obtidas do satélite possuem uma atualização a cada   30 minutos, tão logo apresente mudanças no clima, é bom verificar junto ao site a possibilidade de tempestades mais severas, com o intuito de precaução.

73 a todos!