Nave Cargueiro Russa pode cair no Brasil neste final de semana
(Nave caiu no pacífico ás 23:20hs. do dia 08/05/2015, veja detalhes do desfecho abaixo)
Fonte: APOLO11.com
O cargueiro russo Progress M-27M está com as horas contadas e deverá cair na Terra na noite de sexta-feira. Alguns sites não especializados afirmam que a nave já teria reentrado na atmosfera, mas essa informação não foi confirmada.
De acordo com o Satview.org, a nave deve se romper entre a noite de sexta-feira e madrugada de sábado, com a data centrada as 20h01 BRT (Horário de Brasília) de sexta-feira, quando o cargueiro estiver a 130 km de altitude, acima do extremo sul do continente africano.
Os cálculos mostram que a Progress está caindo rapidamente e está agora em uma orbita elíptica de 205×165 (205 km de apogeu e 165 km de perigeu). Há dois dias a orbita era de 247×183.
Ao penetrar na atmosfera, a maior parte da massa da Progress será consumida em uma gigantesca bola composta de inúmeros fragmentos incandescentes menores. No entanto, é possível que peças maiores resistam ao calor e cheguem à superfície intactas.
Pode cair no Brasil?
Sim, a Progress M-27M pode cair em nosso país.
Devido à inclinação da órbita, a Progress pode cair em qualquer região da Terra localizada entre as latitudes 51.6 graus ao norte ou sul equador. Isso exclui as regiões acima do extremo norte da Europa e Canadá, Alasca, Groenlândia, extremo sul da América do Sul e Antártica. Por outro lado, inclui a parte mais populosa do planeta.
Confusão
Um vídeo divulgado nesta manhã e creditado como pertencente à rede russa MASTER de telescópios robóticos mostra um pequeno objeto cruzando o campo de visão de um dos telescópios. O site que divulgou a nota afirma que o objeto é a nave Progress M-27M, que teria reentrado nesta madrugada, antes do esperado, mas isso não pode ser confirmado.
Segundo Rogério Leite, diretor do site de acompanhamento de lixo espacial Satview.org, é pouco provável que a Progress tenha reentrado com tanta antecedência, já que a previsão era bastante estável até a última modelagem.
“Acredito que o vídeo registrou de fato a Progress 59, mas não há evidência de que ela estivesse reentrando. O que vemos é apenas um traço cruzando o campo de visão de uma lente, que nem ao menos sabemos se é de fato da rede MASTER, mas estamos verificando”.
Acompanhe a olho nu
Entre as 17h59 e 18h05 desta quarta-feira a nave Progress cruzará diversas cidades das regiões Centro-Oeste e Sul do Brasil e poderá ser vista a olho nu em várias cidades, incluindo a maior parte do Estado de São Paulo.
Esta será uma das últimas passagens visíveis sobre o Brasil e poderá tirar as dúvidas se a nave reentrou ou não antes do esperado.
.
Câmeras de Vigilância
Segundo o diretor da BRAMON – Rede Brasileira de observação de Meteoros – Eduardo Plácido Santiago, o instituto está acompanhando 24 horas por dia as passagens da Progress através de mais de 30 câmeras de alta sensibilidade e se a nave cair sobre o Brasil certamente terá imagens registradas pela rede.
.
Rastreando
O Apolo11 e Satview.org estarão acompanhando a reentrada e até os momentos finais serão emitidos boletins atualizados sobre a reentrada do cargueiro.
Previsão de Reentrada
Atualizado Quinta-feira, 07 Mai 2015 7:11 UTC
O mapa abaixo mostra a possível localização da reentrada do lixo espacial PROGRESS 59 M-27M (40619U), previsto por modelagem de evolução orbital até que o satélite ou fragmento atinja a altura nominal de ruptura.De acordo com a previsão, a reentrada do objeto ocorrerá Sexta-feira, 08 Mai 2015 as 00:03 UTC, acima das coordenadas mostradas no mapa.
O mapa seguinte mostra a reentrada do mesmo satélite, como prevista pelo USstratcom (Comando Estratégico de Defesa dos EUA).
Clique nas imagens para ampliar
Fim da novela: Cargueiro russo Progress caiu sobre o Pacífico
Atualização: 8 maio 2015 – 08h31
Fim da novela: Cargueiro russo Progress caiu sobre o PacíficoA nave russa Progress M-27M reentrou na atmosfera da Terra exatamente as 23h20 de quinta-feira. A informação foi dada pelo Comando de Defesa Estratégica dos EUA – USstratcom – e tem margem de erro de apenas 1 minuto.
A queda ocorreu duas orbitas depois da previsão feita pelo site brasileiro Satview.org, que apontava o instante da queda para às 21h17, com margem de erro de 180 minutos para mais ou para menos. “Ficamos muito contentes com os resultados da nossa previsão”, disse Rogério Leite, diretor do Apolo11 e do Satview.org. “Desde quarta-feira já prevíamos que a reentrada ocorreria no final da noite de quinta-feira e isso de fato aconteceu”, disse Leite.
Clique para ampliar
Em nota oficial, a agência espacial russa Roscosmos também confirmou que a Progress M-27M caiu sobre o Pacífico, mas em uma localidade bem mais central que a informada pelo USstratcom. Como o órgão americano afirma que o instante da ruptura tem margem de erro de apenas 1 minuto, é muito provável que a estimativa esteja baseada em dados de satélites militares, capazes de detectar a assinatura térmica produzida durante o momento da reentrada.
.
Deseja divulgar sua loja ou produto aqui?
Apoio na divulgação