microfones-antigos-destaque

 

Muitas vezes você vai ouvir no rádio PX (11 metros) um operador solicitar ao outro a seguinte informação: “como está a minha modulação?”. A questão é realmente algo que todo mundo que usa o rádio deve estar se perguntando.

O QUE É A “MODULAÇÃO”?

Bem, a própria definição de modulação que se refere a rádios 11 Metros em especial, envolve uma explicação bastante técnica, mas vamos tentar mantê-la simples. Basicamente uma onda frequências de áudio devem ser combinadas com uma onda portadora, a fim de serem transmitidas através do rádio. Tanto a frequência ou a amplitude da onda de rádio pode ser modificada. Normalmente, o modo mais utilizado pelos equipamentos de 11 Metros é, sem dúvida o AM (Amplitude Modulada).

Quando você usa o seu equipamento de 11 metros e sua voz entra no microfone, logo em seguida, vai para o circuito de modulação do rádio que cria a modulação que é adicionado ao seu portador.

Uma onda de rádio de modulação é muito semelhante a uma onda que você veria no oceano, só que ao contrário de uma onda do mar, há um pico máximo de uma onda de rádio AM. Este pico máximo poderia ser explicada como modulação máxima ou 100% de modulação.

Como sua voz atinge o seu mais alto ponto, os picos de modulação também. Se você está falando suavemente seus picos de modulação serão menores e sua modulação pode ser inferior a 100%. Alta modulação quase 100% em termos muito simples, significa que você está recebendo o máximo de seu rádio e o cara do outro lado recebendo você vai ouvir a sua voz, sem qualquer dificuldade.

A maioria dos rádios 11 metros produzidos possuem um potenciômetro de ajuste especial, montado internamente que é utilizado especificamente para ajustar o nível de modulação do rádio. Isso permite o juste padrão dos fabricantes, a fim de estabelecer as especificações do equipamento com mais facilidade.

A modulação afeta diretamente a potência de saída de um rádio PX. Como a modulação tende a aumentar, consequentemente haverá aumentos da produção de picos de intensidade. Em diversos países onde possui Legislação pertinente,há regras estritas sobre a saída de equipamentos de 11 Metros e, portanto, a maioria dos fabricantes fixam os seus níveis de modulação de rádio em torno de 80% ou menos, para se certificar de que eles estão bem dentro dos regulamentos e normas da Legislação em questão.

Uma das modificações mais comuns que um operador de 11 metros efetua em seu equipamento é internamente aumentar o ajuste de modulação para que o rádio passe a produzir 100% de modulação. Nem todos os rádios têm este potenciômetro (ou trimpot) de ajuste de modulação, no entanto, alguns apenas possuem um resistor de conjunto no seu lugar e a única forma de aumentar a modulação internamente é mudar o valor do resistor ou removê-lo completamente.

A maioria das pessoas não possuem o costume de falar alto ( ou gritar, seguindo a máxima, “falar gritando pra chegar cochichando”, rsrs) a todo o tempo e certas vogais ou palavras muitas vezes são ditas em tons mais baixos, que normalmente resultaria em menos de 100% de modulação. Para contrariar este problema, muitos operadores de rádio usam microfones com alto ganho ou rádios de ponta que têm circuitos especiais que ajudam a garantir que todos os altos e baixos de sua voz são transformados em um nível de 100% de modulação.

Se você tem um rádio PX que tem uma potência de 4 Watts, e no momento de efetuar um TX, irá aplicar sua modulação a saída deste, é evidente que irá aumentar para cima. Com modulação de 50% ,a sua produção pode aumentar para um pico de produção de 7 watts. Com 100% de modulação o seu pico de produção pode aumentar para 12 watts. Desde que a potência de saída também afeta a distância e a força de sua transmissão, é fácil verificar a importância de ter um equipamento que sofreu ajuste de 100% de modulação – isso se presencia, por exemplo, em uma estação próxima, a uns 1000 metros, e percebe que o áudio está demasiadamente “pesado”, se tornando quase intelegível, entender o que o amigo está dizendo.

 

SOBREMODULAÇÃO – A ZONA DE PERIGO

 

Uma vez que a modulação de 100% representa a altura máxima da onda de modulação de amplitude, se alguém tentar criar modulação maior do que 100%,uma série de efeitos negativos podem ocorrer, tais como as emissões espúrias e distorção.

Então, o que exatamente causa a sobremodulação – caso ocorra – em um radio com essas características?

Muitas vezes as pessoas vão ajustar o trimpot de modulação interna em seu rádio para o seu máximo absoluto. Em seguida, em adição à modificação que se irá adicionar um microfone ganho muito alto que amplifica a voz a níveis muito elevados, criando uma entrada –  demasiado forte –  para o circuito de modulação do seu rádio. Estas duas coisas juntas vão produzir uma modulação maior que o necessário para chegar a 100%.

Além disso, poderá ocorrer o fenômeno de “clipping”, quando a onda de modulação torna-se distorcida devido à sobremodulação e cria o que são chamados de “harmônicos”.

Ao usar um equipamento nesas caraterísticas, esses “harmônicos” irão criar emissões que não estão na mesma freqüência que a sua transmissão. Também referido como “bleedover”.

Tenho certeza que todo mundo já ouviu uma estação que é , nos termos internacionais, overmodulated, ou experimentou os “harmônicos” de sobremodulação emitidos de uma estação, sendo que você está em outro canal – a popular “bigodeira”

É fato que todos desejam “chegar nos picos de 9+30 com áudio superando a portadora”, entretanto, é bom enfatizar os limites que o equipamento suporta, e o que acarreta tais alterações sem antes consultar um técnico gabaritado para tanto e é fato que, apenas se baseando em ajustes “feito em casa”, causa vários efeitos negativos e indesejados em sua transmissão.

73 a todos!