microfone-sem-fio-para-radio-px-e-radio-amador-radioamador-011

 

No último post, foi mencioado a respeito de cinco coisas bacanas pra incrementar a estação, de forma criativa e funcional, e em um dos quesitos, mencionei o uso de um microfone sem fio, que pudesse proporcionar o uso da estação em distancias medianas.

Pois bem, pude ter acesso em primeira mão ao Microfone Sem Fio da Uniden – o BC906W, da Uniden – aproveitando a deixa, e agradecendo ao amigo Tadeu (PU2-YAG) pela grande colaboração com o fornecimento do exemplar para testes – e sua funcionalidade é bastante interessante.

PTT-Unidem-DC90SW-Wireless-CB-Microphone-01

De construção robusta, é resistente a prováveis quedas e tempéries do tempo. De pegada firme, e de ergonomia agradável, o botão do PTT fica posicionado no lado esquerdo – a chave é firme e não trepida, e não transfere rangidos na transmissão. dispõe além do comando do Tx, ajuste de controle de volume de recepção- sim, ele além de agregar a função de microfone, também possui a recepção embargada – e essa é a particularidade em especial.

PTT-Unidem-DC90SW-Wireless-CB-Microphone-02

O Microfone possui, além desses detalhes, conexão mini USB, para a finalidade de carregar o PTT – ele possui bateria interna de Níquel-Metal Híbrido, de boa autonomia – 8 horas de uso contínuo – de 2.4V, 850mAh, alojado de forma discreta na unidade.

PTT-Unidem-DC90SW-Wireless-CB-Microphone-07

A comunicação ocorre através de uma unidade fixa, que por sua vez, fica conectada ao transceptor. Nesse berço, possui , além do cordão espiralado, a tecla FIND/SYNC, que agrega as funções de localizador e sincronismo da unidade transmissora/receptora.

PTT-Unidem-DC90SW-Wireless-CB-Microphone-03

O acessório é  totalmente compatível com os modelos Uniden Bearcat 680, 880 e 980 – este último, com opção de SSB.

Microfoen-unidem-sem-fio-006

Microfoen-unidem-sem-fio-004

Microfoen-unidem-sem-fio-003

Daí vem a questão… como o equipamento é dedicado a esses modelos – por particularidades endêmicas (esses modelos possuem conexão de 6 pinos, que agregam finalidades específicas), ficaria muito difícil efetuar um teste com outro equipamento – é nessa hora que entra o princípio de entendimento experimentação e conclusão… Procurei pelo oráculo (Google) alguma especificação da pinagem do acessório… nada. Abrir o equipamento seria uma heresia – já que não sou o proprietário do produto…sem esperanças para efetuar um teste, encontrei algo paliativo:

Microfoen-unidem-sem-fio-005

Nessa imagem , tirada da parte interna de um Bearcat, deu para ter uma idéia esclarecedora da pinagem: no pino 1, a modulação; no pino 2, o terra do auto-falante; no pino 3, o TX; no pino 4, o positivo do auto-falante (já explica o fato do PTT ter acesso a recepção); no pino 5, o terra geral e por fim, a alimentação do acessório – entre 8, 9 VDC, no pino 6.

Microfoen-unidem-sem-fio-002

Esclarecidas as dúvidas, vamos para a montagem homemade do “adaptador”: munido de um conector Fêmea de 6 pinos, iniciamos a montagem. Fato interessante, é que a pinagem relativa aos comandos TX/MIC são idênticas ao rádio que irá ser a “mula” para o teste – um CRE 8900. Com todo o cuidado, efetuado as devidas soldas para o teste – com atenção a alimentação e a conexão para ligar externamente, a saída para a ligação da recepção – que irá ser conectada na saída de auto -falante externo do rádio.

Microfoen-unidem-sem-fio-001

Efetuadas as conexões, vamos ao teste. Na matéria de Recepção, atendeu – e muito bem – a qualidade de áudio, tem suas limitações em relação as dimensões do PTT – mas com relação a distância da base, não perdeu qualidade ( o seguinte teste, após a montagem do adaptador, foi o com relação a comunicação entre base e PTT – consegui usa-lo a uma distância de 80 metros, com obstáculos).

Com relação a qualidade de transmissão, a seguinte peculiaridade: o áudio é agudo – resultado do uso de cápsula de eletreto no equipamento – percebido nos modos SSB. Em AM e FM, manteve qualidade de áudio dentro da média dos equipamentos de CB, com limitações de modulação dentro das especificações. o Áudio demonstra certa “metalização”, se percebido através de um Talkback próximo. Para percepção em estações mais distantes, é praticamente imperceptível.

O conjunto não possui recursos de amplificação de áudio – entretanto, possui recurso de Redução de Ruídos, muito eficaz quando instalado em veículos – ou para uso fixo, em locais com barulho excessivo.

Em suma, sua aplicação é destinada exclusivamente para contatos mais distanciados da base, sem perder os enlaces de contatos.

Especificações:

Tipo:    Microfone Dinâmico Sem fio com Redutor de Ruídos

Impedância do Auto-falante:  8 Ohms

Temperatura de operação:   20ºC ~ 60ºC

Freqüência de Operação: 1.9 GHz

Formato da Interface: DECT 6.0

Sem estimativa de representante comercial no Brasil, sua aquisição é possível através de importadores independentes, ou compras diretas com os Dealers do Exterior – prepare seu Amex.

Vale a pena a aquisição, desde que confeccionado o adaptador.

73 a todos!

Comments

comments