384648_417996384904700_1284405662_n

Amigos, é do conhecimento de todos que toda a irradiação tem seus efeitos físicos.

Temos como exemplo a irradiação solar com seus raios ultra-violeta e seus efeitos sobre nossa pele.

Pois bem, quando praticamos um QSO prolongado, ou usamos potência elevada em nossos transmissores, também estamos expostos a uma certa quantidade de irradiação, um campo de radio-frequência. Isso se agrava ainda mais nas frequências onde o comprimento de onda é menor e os efeitos maléficos a nossa saúde são maiores.

Decidi não colocar as consequências que acarretam o uso de potencia exagerada, mas imagine o tal de calcanhar de maracujá, em casos extremos… É bem por aí.

Então quando escutamos nas rodadas por aí a fora, em que o assunto é a irradiação excessiva, colegas sempre fornecendo algumas das principais dicas:

  • Manter um ajuste adequado de antena para a frequência trabalhada, usar sempre linha de transmissão (cabos) de qualidade que tenham uma boa blindagem;
  • Ter um sistema de “terra” na estação que seja realmente eficiente, e sempre que possível usar potência igual ou inferior a 10W principalmente nas bandas de VHF e UHF, onde os efeitos são maiores.
  • É mais gratificante os contatos longos em QRP, isso demonstra sua eximia capacidade de operar em condições drásticas  e somente em se fazer uso de QRO para não perder “aquele contato”.

 

tubes1

 

Então se você pratica QRO (potência alta) ou faz QSO (bate-papo) prolongado, fique atento a alguns desses sintomas: insônia, mãos-trêmulas, nervosismo, fridez sexual…

Caso perceba, tire umas “férias” do rádio e reveja seus conceitos, dependendo da situação procure um médico, não faça daquilo que mais gosta um suicídio em câmera lenta.

Resumindo: você pode criar uma fama de estação “Tubarônica”, emanando muitos e muitos “Watios”, o tal de 9+30 dB fim de escala no Oiapoque…

Enfim… Mas depois, isso irá afetar a sua saúde – a médio ou longo prazo, dependa da exposição –  o seu desempenho sexual, vai ganhar apelidos indecorosos ( os mais clássicos são “Pipoca Murcha”, “Sr. Plutônio”, “Capitão Fluorescente”, “Tanque Final Finado”, e por aí vai….)

Utilize com parcimônia, e bons contatos!

QRO

Comments

comments