Nos últimos tempos, têm-se questionado se os equipamentos comercializados para uso na Faixa do Cidadão aqui no Brasil constam nas listagens de equipamentos homologados junto à ANATEL. Entenda-se: para que o equipamento seja homologado, ele deve atender aos requisitos de transmissão nominal pertinente a potência determinada para o uso a Faixa outorgada – no caso dos 27 MHz, 10 Watts em AM, e 25 Watts em SSB – que o mesmo venha a abranger a gama de frequência outorgada – de 26.965 MHz a 27.855 MHz – e que disponha de filtragem aceitável, que impede a interferência às respectivas harmônicas, e tudo isso, após minunciosa verificação junto aos engenheiros da Agência.

Só que o que se vê, atualmente, é que alguns transceptores para uso nos 11 metros não atendem esses requisitos, e muitas vezes, são comercializados em sites específicos com números de homologação que, ao serem consultados junto ao Site da ANATEL, simplesmente não aparecem como legalizados, homologados e registrados. Esse é o caso do Hannover BR 9000, a versão “brazuca” do Anytone AT-5555 comercializado aqui no Brasil pela Millenium (www.hannoverbrasil.com.br). Após verificação junto ao site da ANATEL, constam inumeros equipamentos à disposição  aqui em terra brasilis, porém, o polêmico All Mode Transceiver não consta lá. Se não consta, subentende-se que não obteve a tão requisitada homologação.

Em contato com um representante da Millenium, na ocasião da FENARCOM 2011, indaguei-lhe da homologação em questão; o mesmo informou que o processo está em andamento junto à ANATEL, e provavelmente, em meados do segundo semestre de 2012, o processo estaria concluído e teríamos, finalmente, um equipamento capaz de atender toda a Faixa do Cidadão outorgada, ou seja, os respectivos 80 canais.

Bom, estamos chegando no tal prazo final, e até o momento, não há nada esclarecido; o site do Representante há muito tempo, não recebe atualizações, ainda não existe uma rede autorizada para envio do equipamento, em caso de “pane” – não me arriscaria em enviar o meu para Maringá – e pasmem, não existe disponivel, em lugar algum, esquema elétrico para baixar ou consultar – pensem nas explicações que técnicos conceituados não só aqui em São Paulo, como no resto do país, tem a respeito dele.

Hannover BR 32 - Pouco divulgado, não consta na listagem da ANATEL, e muito menos do site do representante.

Por fim, é sempre bom esclarecer que, apesar dos inúmeros recursos que o equipamento tem, vale salientar que em caso de uma fiscalização in loco da ANATEL à residencia de um dos usuários destes equipamentos, e o mesmo estiver em operação, saber que se trata, ainda, de um equipamento não homologado, irregular em parte para uso da frequencia a qual o usuario foi outorgado a utilizar. E de nada irá adiantar efetuar a programação para desabilitar as frequencias subsequentes, desativar o eco e o modo de FM, até que a questão da homologação esteja completamente regularizada.

E, com a palavra, os representantes da Marca aqui no Brasil.