Orientação sem Bússola

Orientação sem Bússola

Como encontrar os pontos cardeais sem bússola

Existem algumas situações onde é preciso se orientar, principalmente se estamos em um lugar não conhecido e potencialmente perigoso. Para isso chegar em segurança ao seu destino, saber que direção seguir é muito importante. Para achar aquele rio que fica ao sul de sua localização atual, ou uma estrada que corta de leste a oeste, você precisa primeiramente, de um ponto de orientação para iniciar sua busca. Com uma bússola você facilmente acha o norte e assim consegue localizar o que procura, mas se sua bússola estiver quebrada você ainda saberia se orientar? Para lhe ajudar vou mostrar algumas técnicas.

 

1ª – Com relógio analógico de pulso

Para essa técnica você precisa  possuir um relógio analógico de pulso, que deve estar marcando a hora certa e levando em conta o horário de Verão (de outubro até fevereiro, você deve atrasá-lo 1 hora).

Mantenha o relógio na horizontal e aponte o número 12 para o sol. Crie uma linha imaginaria entre o nrº 12 e o ponteiro menor. Essa linha é o Norte.

nortef1

Veja pela foto onde efetuo o procedimento, comprovando a validade da técnica.


2ª – Com a sombra

Você irá precisar de uma estaca de preferência de 1 metro. Enterre parte dela no chão, em uma superfície plana e ensolarada. Coloque uma pedra na ponta da sombra. Espere cerca de 15 minutos e coloque outra pedra na ponta da nova sombra.

A linha entre as duas pedras formam o oeste (primeira pedra) e o leste (segunda pedra). A linha perpendicular a esta linha formam o norte-sul.

orisol

3ª – Com a natureza

Alguns elementos da natureza podem ajudá-lo a achar a direção, por exemplo:

– Musgos e Líquens das árvores, que são mais verdes na parte norte pois recebem mais sol.

– Os troncos das árvores são mais escuros na face sul, pois não recebem muito sol.

– As formigas geralmente constroem seus ninhos na face norte das árvores, onde é mais quente.

Deve-se tomar cuidado ao levar em conta apenas esses elementos, pois a natureza muda para melhor se adequar ao ambiente e as pistas podem acabar confusas.

4ª – Cruzeiro do Sul

Esta constelação apesar de seu nome e da crença popular, não está exatamente no sul.

Para saber onde está o sul a partir desta constelação, localize-a e siga uma linha as duas estrelas do braço maior da cruz e estenda a linha cerca de cinco vezes seu comprimento original. Nesse ponto, desça uma linha imaginária perpendicular à terra e marque o sul.

true-north-illustration-3

Para finalizar gostaria de lembrar que todas essas dicas só são aplicadas no hemisfério sul. Para a orientação no hemisfério norte as dicas sofrem algumas mudanças.

.

.

Fonte: http://sobrevivencialismo.com/2011/07/20/como-achar-o-norte-sem-bussola/

error: SEU IP E LOCALIZAÇÃO FORAM IDÊNTIFICADOS !!!