LOTW Logbook Mundial da ARRL – O que é, como usar e manual.

No final da página tem um manual em PDF para ser baixado

 

LOTW

O LoogBook Mundial da ARRL, chamado de LOTW, é um banco de dados mundial de todos os logs(registros de comunicados) enviados por RA de todo o mundo.

Quando dois participantes de um QSO mandam os seus dados é feito uma checagem pelos registros do LOTW, e se houver confirmação, o registro pode ser usado como crédito para qualquer certificado da ARRL.

O Logbook of the World (LoTW) é um serviço online da ARRL que permite

  • Enviar eletronicamente os contatos (QSOs) para confirmação
  • Ver os QSOs que você enviou e o resultado das confirmações
  • Ver o andamento dos pontos para os certificados da ARRL (DCXX, WAS, etc)
  • Enviar eletronicamente as confirmações para creditar nos certificados da ARRL (DCXX, WAS, etc)

Este serviço é gratuito e não precisa ser membro da ARRL, mas precisa instalar no seu PC o aplicativo gratuito TQSL (Trusted QSL), solicitar uma assinatura digital única para seu indicativo e abrir uma conta no LoTW.

Depois destes passos, você pode enviar seu QSOs assinados digitalmente via o TQSL o pelos muitos logs eletrônicos que suportam o LoTW.

Se a informação do seu QSO bate com a informação enviada pelo outro operador, então as contas do LoTW de ambos dois mostram o QSO como confirmado.

A assinatura digital do seu indicativo autentica a origem de cada QSO enviado e nenhum operador pode ver as informações enviadas por outros operadores, o que mantem a integridade do processo de verificação e evita fraudes.

Pela sua conta no LoTW, você pode enviar QSOs confirmados para os certificados da ARRL (DXCC, WAS, etc.)

Não tem nenhuma taxa para obter a assinatura digital do seu indicativo, envio de QSOs ou uso do sistema LoTW. Só tem taxa a solicitação dos certificados da ARRL (DXCC, WAS, etc.)

 

Começando com LoTW

Para poder enviar seu QSOs ao LoTW, precisa instalar o aplicativo gratuito TQSL no seu PC. TQSL permitirá solicitar uma assinatura digital para o seu indicativo que o identificar como a fonte dos QSOs que irá enviar e também permite identificar a localização da sua estação.

O seguinte diagrama explica o fluxo do processo:

LOTW-ARRL-Cllsign-Manual-Instrução-Instruções-Propagação-Aberta

 

Comece baixando e instalando o TQSL (http://www.arrl.org/files/file/LoTW%20Instructions/tqsl-latest.msi)  e solicite a sua assinatura digital segundo o passo a passo anexo.

Vai precisar enviar pelos correios á ARRL uma cópia do seu COER, da sua Licença de Funcionamento de Estação emitida pela Anatel e uma cópia do seu RG ou CNH. Quando a ARRL receba a documentação, irá enviar um email com a senha da sua conta do LoTW e a assinatura digital do seu indicativo anexa.

Hoje também tem um validador da ARRL no Brasil e pode enviar a documentação escaneada por email ao Claudio Gimenez py2kp@uol.com.br que ira verificar e validar para a ARRL.

O passo a passo anexo explica em detalhe tudo o que precisa ser feito para o bom funcionamento e salvaguarda dos arquivos da assinatura digital, caso precisar instalar novamente.

Antes de usar o TQSL ou o log eletrônico da sua preferência, é recomendado se logar no LoTW ( https://lotw.arrl.org ) e confirmar que pode aceder sem problemas.

Pode encontrar toda a informação -em inglês- detalhada do uso do LoTW no mesmo site ( https://lotw.arrl.org/lotw-help/ )

 

Perguntas mais frequentes a respeito do LoTW

1- Quanto vai custar para se ter o LoTW?

Nenhum custo, para conseguir o programa e mandar os logs e certificá-los digitalmente, através do LoTW. Haverá uma taxa somente quando você solicitar um certificado ou um diploma, baseando-se nos QSOs certificados e confirmados via LoTW.

2- O LoTW produz algum tipo de QSL impresso?

Não, ele produz somente listas de QSOs confirmados, que podem ser usados para requerer diplomas e certificados.

3- Porque eu devo requerer uma assinatura digital para usar o LoTW?

Sem o uso desta assinatura seria muito fácil a fraude na apresentação dos dados dos QSOs. Para minimizar este problema o programa só aceita dados que venham com esta assinatura digital.

4- É preciso ser membro da ARRL para usar o LoTW?

Não, não é necessário ser membro para usar. Qualquer RA pode usar o sistema. Quando você vai requerer os diplomas é que os custos são diferenciados para membros e não membros, como já acontece nos dias de hoje.

5- Como posso submeter QSOs se eu opero com diversos indicativos?

Você terá que ter uma certificação para cada indicativo. Veja detalhes no site do LoTW para maiores informações de como conseguir com mais facilidade diversos certs, para diversos indicativos de um mesmo operador.

6- Eu devo apresentar meu log para o responsável pelo conteste e para o LoTW?

Sim. Em geral os contestes são enviados no formato Cabrillo, que não pode ser diretamente enviado para o LoTW e no LoTW não são registradas todas as informações do conteste. Desse modo você deve enviar o log para o responsável pelo conteste e para o LoTW separadamente e deverá fazer os dois envios. (Lembre-se que o programa TQSL faz a conversão do formato Cabrillo do conteste para um formato próprio para o LoTW).

7- Onde eu posso conseguir o programa?

No site http://www.arrl.org/lotw/#download

8- O que é “TrustedQSL” (QSLConfiável)?

TrustedQSL” (QSLConfiável) é a designação de QSO com a assinatura digital. É o modo em que os dados de QSOs são aceitos pelo LoTW. Veja para mais informações em http://www.trustedqsl.org/.

9- Eu preciso ter um acesso à internet e um e-mail para usar o LoTW?

Você precisa sem dúvida ter um e-mail para usar o sistema. Após receber o seu certificado digital (senha) você pode usar o e-mail ou entrar diretamente no site da internet para conseguir certificados para outros indicativos seus ou para registrar os dados de logs. Para ver os seus QSOs e as confirmações você precisa entrar no site do LoTW.

10- Eu tento entrar no site do LoTW, mas é solicitada uma senha, como procedo?

Na mensagem de e-mail que foi enviada para você com a certificação do indicativo também foi fornecida um senha e seu login, para entrar no site do LoTW. Note que é um login e senha diferentes daqueles para entrar no site da ARRL.

11- Eu posso utilizar computadores diferentes para enviar meus logs?

Sim, mais precisa instalar a assinatura digital em todos eles.

12- Eu posso ter uma assinatura digital para um antigo indicativo, que já não uso mais?

Sim. Primeiro você deve conseguir a certificação para seu indicativo atual. Em seguida usando o programa TQSLCert, você pode fazer uma solicitação de uma segunda certificação, para outro indicativo antigo, mas você deve especificar exatamente o período que você usou este indicativo, quando o programa pede estas datas para você.

13- Quais programa de registro de QSOs e programas de log podem ser usados?

A maioria dos programas disponíveis podem ser usados, desde de que eles consigam gerar um arquivo no formato ADIF ou Cabrillo. O programa TQSL converte estes dois formatos no formato adequado para ser usado no LoTW. Também tem muitos programas interagem com o TSQL e conseguem assinar digitalmente os QSOs para envia-los diretamente ao LoTW

14- Posso enviar os QSOs sem usar nenhum programa de log?

Sim. O TQSL pode gerar arquivos ADIF diretamente pelo teclado e depois serão convertidos para o formato LoTW. Porém o editor doTQSL tem muito poucos recursos e pode ser bem mais fácil usar um programa de log, principalmente quando você tiver um volume da dados (QSOs) grande.

15- Como eu posso checar os dados enviados por mim e quais foram confirmados pelo outro colega?

Entrando no site LoTW você vai aprender como fazer isto. Para entrar neste site você precisa do mesmo login e senha que você recebeu com o seu e-mail de certificação de indicativo.

16- Como os QSOs são “confirmados”?

Para haver confirmação o seu QSO deve bater com o do outro colega considerando: os indicativos (inclusive informação de operação móvel), a banda, o modo de comunicado e dia e hora (com tolerância de 5 minutos).

17- Eu posso cancelar um QSO enviado e registrado?

Não. Dados de QSO s que tem informações erradas simplesmente não são confirmados, pois não vão bater com os dados do outro colega (por isso não erre a digitação). Dados como a localização de sua estação, podem ser corrigidos, reapresentando o QSO novamente.

 

Tutorial de Instalação e Configuração do TQSL  ( https://youtu.be/r7c88z3R-yU )

Como enviar um log ao LoTW (https://youtu.be/Q0Ot4kC-jcI)

Manual em PDF iniciando no LOTW – Clique aqui para baixar 

.

Fontes: ARRL/LoTW, partes traduzidas pelo Cezar PY5BS e Guillermo PU2TLU.

Autor do passo a passo: Augusto PY2EB

Autor dos videotutoriais: Amanda PU9WOW e Claudio PY9MT  

.logo.facebook-e1377718017115

 

 

Deseja divulgar sua loja, produto ou evento aqui? botao_fale_conosco-e1376744904691

Apoio na divulgação

logo.facebook-e1377718017115

.

mania-de-metal

ethos-125x125px  Salles-Consultoria-_125x125  TST_ads_125x125px  CBS-radiocom

.

 

Comments

comments

PY2-QX PY2-394SWL PX2-D6222 PY2QX