A História da Faixa do Cidadão (PX)

A História da Faixa do Cidadão (PX):

first-cb-radio-heathkit-300x165

Primórdios dos rádios CB: um par de rádios heathkit

O Serviço Radio do Cidadão iniciou-se nos Estados Unidos em 1947 quando a Comissão Federal de Comunicações (FCC) abriu o licenciamento, para uso do público em geral, da banda de 460-470 MHz. Em 1948 foram introduzidas três classes deste serviço ( A, B e C) mas a tecnologia daquela época não era suficientemente avançada, para fornecer equipamentos de baixo custo, capazes de operar na faixa de freqüência designada.

Em 1958 a FCC revocou parte da banda dos 11 metros (27 MHz) previamente compartilhada por radioamadores e usuários industriais para o Serviço Radio do Cidadão, criando uma nova classe do serviço, a Classe D . A banda foi dividida em 28 canais, 5 dos quais foram reservados para equipamentos de telecomando (brinquedos e outros aparelhos controlados por controle remoto).

Em plena década de 70, nos Estados Unidos, o Radio do Cidadão alcançou a sua maior popularidade e em 1976 mais 17 canais foram adicionados, criando-se a faixa normalmente conhecida como Faixa do Cidadão que vai de 26.965 a 27.405 MHz (40 canais + 5 telecomandos).

Em 1977, nos Estados Unidos, 15 milhões de norte-americanos possuíam licença para utilizar esta faixa, entretanto as autoridades estimavam em 100 milhões o número de aparelhos em circulação.
Em 1983 a FCC deixou de requerer a licença para operação, após uma decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos, que declarou ser inconstitucional licenciar o cidadão no direito da livre expressão pessoal e/ou comunicação.
Na Europa, o Serviço de Radio do Cidadão, que é chamado oficialmente de Radiocomunicações Pessoais 27′ (PR 27′), foi introduzido nos anos 60.

cb-radio-manual-f-vol-3-65

Manual antigo

Nos anos 80 , os vários governos europeus já tinham suas próprias legislações e alguns, reconhecendo que deveriam ser desenvolvidos serviços de melhor qualidade, facilitaram o uso da faixa dos 900 MHz.

Em 1984, o Parlamento Europeu reconheceu “a importância do uso do Radio do Cidadão como meio de expressão e comunicação para os cidadãos da Comunidade Européia.” (Resolução de 30.03.1984). Com o avanço da tecnologia das telecomunicações (como por exemplo: o surgimento da telefonia celular que opera na faixa dos 900MHz ) e a intenção de unificar as legislações dos países que formam a Comunidade Européia o panorama mudou bastante.

Em 1965, mesmo ilegais, grupos de RadioAmadores e também iniciantes do Brasil inteiro, usando equipamentos de montagem própria, já operavam nas frequências de 27mhz apaixonados pelo baixo ruído de estáticas (comparados as bandas de 40 e 80 metros) e o uso de antenas menores e eficientes. Eles eram reconhecidos provisoriamente pelos serviços de fiscalização de Radio Amadores e classificados como BX (carinhosamente chamados de BATATA XINGÚ) a qual cabiam a eles todas as responsabilidades de eventuais interferências.

Finalmente em 1970, o serviço de Rádio do Cidadão foi introduzido no Brasil inicialmente com 23 canais e mais 5 telecomandos imitando a legislação americana e tendo seu uso destinado para fins profissionais e familiar. Em 1979, atendendo aos pedidos dos milhares operadores dessa faixa e aos presidentes de vários grupos organizados, uma nova portaria (01/80) ampliava então para 60 o número de canais sendo 26.965 mhz como canal 1 e 27.605 mhz como canal 60 (60 canais + 5 telecomandos).

Em alguns paises da Europa, prevalecem até hoje, apenas 16 canais e em outros como o Japão, o serviço foi definitivamente cancelado.

14 comments

  1. meu esporte número 1 é o Radio tenho velhas novas boas e ótimas amizades graças à Deus e o Rádio sou operador da faixa do cidadão PX8R 3854 sou Radioamador PR8 LGP e não abro mão do Radio me sinto um peixe fora d’água sem sem Rádio viajo o Brasil e alguns países fazendo amizades através das ondas 73/51 pra todos obrigado atenciosamente Gonzaga, Imperatriz Maranhão

  2. Salles - PY2-QX / PY2-394SWL / PX2-D6222 / PY2QX

    Agradeço o convite e com todo o repeito, a frequência 27,855 MHz é o canal 80 e não 85. Segue o link explicando esta situação:

    http://propagacaoaberta.com.br/frequencia-27855mhz-e-o-canal-80-ou-o-canal-85-em-11-metros-resposta-conforme-resolucao-444-de-28-de-setembro-de-2006-da-anatel/

    Abs

    Salles

  3. Boa noite a todos. Se alguém tiver interesse de acompanhar a galera trocando QSO, estamos operando em Base na cidade de Caxias do Sul-RS e pelo Brasil todo Móvel e Mercosul na Frequencia de 27855 Canal 85+ Grupo de Px Renascer. Também estamos no Facebook. Abraço a todos.

  4. Salles - PY2-QX / PY2-394SWL / PX2-D6222 / PY2QX

    Para obter indicativo de Radioamador tem que fazer prova para Classe C em qualquer lugar do Brasil.

  5. Antonio Carlos Miranda Evangelista

    Aqui em vitoria es tem anatel e fácil as pessoas interessadas em se cadastrar como rádio amador px e só ir na agência com todos os seus documentos pagar a taxa é sair com o seu indicativo

  6. Ola, sou PX9C4836 e PY9PR, minha licença de PX está temporariamente cancelada por mudança de QTH, Trabalho na Br 364 com BUTINA BRANCA DE CAIXINHA sou INSTALADOR, e estou abismado com a quantia de MAUCANUDOS operando sem indicativo, acho que a ANATEL abandonou os 27 Mhz e está a maior balaio, maior esculhambaçao, muitos cargueiros mal educados.

  7. Meu QRA Moacir, meu TQH em Palhoça SC, meus prefixo PX5B9098, sou apaixonado, por PX, sou Radioamsdor desde 2001 como PP5bmc, mais tenho 4 licença 2 de PX e 2 de Radioamador, mais nunca abandlnei a faixa 11 metros que iniciei nos anos noventa, mais ja mudulava sem licença desde 1982, meu primeiro radio um Motorola 23 canais, como agente ficava alegre quando consegui falar com alguem, me lembro morava em São Joaquim SC, a cidade mais alta de SC, terra do frio, quando a propagação abria e em AM conseguia falar com a Bahia, meu Deus, era uma satisfação tremenda, q tempos bom nao volta mais…..eu tinha 13 pra 14 anos, o Motoradio era do meu pai…..hj temos internet, celulares, + para mim nao sinto aquela satisfação q tinha do PX… Parece q os amigos q agente fazia com o radio eles eram mais verdadeiros…..me lembro agora q guando o carro parava no acostamento com uma antena Maria-Mole quem tinha tadio ja paravam ou chamavam no canal 5 se ofereccendo ajudo querendo saber o q tinha ocorrido……hj nao da mais para fazer isso..tenho tantos amigos q fis e ate hoje sinto vontade de visitar los, alguns ja forsm embora + as lembranças ficsram. Forte 73, um reco-reco nas costela e um chute nas canela, traduzindo um abraço com os 2 braços e aperto de mão. Meu whatsapp 48 988114640, no radio tinha um isloga, o radio era pra fazer amizade e conservar as q já tinhs. Moacir Cruz.

  8. Salles - PY2-QX / PY2-394SWL / PX2-D6222 / PY2QX

    Procure a LABRE de sua região

  9. Como legalizar uma estação PX ? Alguém me informa? Sou PY desde 68 mas encerrei atividades em 77 apenas mantendo o prefixo.

  10. gostaria de participar de um grupo de radio px

  11. Jorge Alberto Pedroso Aurélio

    Bom dia ,Meu nome é Jorge Alberto Pedroso Aurélio.Natural de Alegrete RS .No Momento estou com residência em Porto Alegre. RS. Eu operei por muito Anos a Faixa do Cidadão aqui no Rio Grande do sul , na minha cidade de Alegrete . Foi Bons momentos da minha Vida . Na Cidade tinha vários Grupos . Meu indicativo , PX 3 A 3900 QRA . Pedroso. Tinha estação Base e Móvel. Operava com Rádio Cobra 148 GTL. Antena de Três Elementos e uma Vertical . Excelentes Rádios . Vários encontros de amigos do PX. Reuniões com Churrasco , muitos contatos com os cargas pesadas .
    Na Década de 70 . Tinha o PX. Clube de Alegrete. RS que auxiliava toda a comunidade , pois a telefonia na época era muito precária .Instalamos Rádios PX em todos órgãos de Segurança . Polícia Rodoviária Federal , Polícia Rodoviária Estadual , no Quartel de Corpo de Bombeiros. Quartel da Brigada Militar, Delegacia de Polícia da Cidade , todos operando no Canal 9 canal de Emergência. E também na campanha do agasalho , recolhimentos de medicação para distribuição para as pessoas necessitadas . Consegui amizade com várias pessoas do Nosso País e até do exterior . Com troca das tradicionais cartolinas . Velhos tempos que não voltam mais , hoje temos nossa Redes Sociais. Mas eu acho que a integração Social na época ,era mais Saudável. Um Grande Abraço a todos .

  12. estes comentários para mim é de suma importância, pois estou disposto a fazer parte deste grupo, não entendo nada de rádio amadorismo, gosto de rádio mais só sei operar ht, pois sou vigilante, e é obrigado a saber operar rádio ht e tambem conheço a linguagem do rádio

  13. Salles - PU2-TBX / PY2 394SWL / PX2 D6222

    Obrigado e seja bem vinda.

  14. camila costa santos

    me ajudou muito na minha especialidade de faixa do cidadão muito obrigada 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: SEU IP E LOCALIZAÇÃO FORAM IDÊNTIFICADOS !!!